UFF
PROGRAD
CEAD

1º Encontro de EAD na UFF

Aconteceu nos dias 07 e 08 de dezembro de 2017, no Auditório do Instituto de Matemática e Estatística, Campus Gragoatá, em Niterói, o PRIMEIRO ENCONTRO DE EaD, organizado pelo CEAD/UFF, a Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública UFF/PNAP/Volta Redonda e a Coordenação dos Cursos PIGEAD e NTEM, do Lante.

A abertura do evento contou com a participação do Pró-Reitor de Graduação, Prof. José Rodrigues, Coordenador UFF/PNAP, Prof. Dr. Celso Costa; e Prof.ª. Dr.ª Regina Moreth do CEAD-UFF.

 

 

Em seguida foi constituída a mesa redonda com o tema: Inovações Pedagógicas: 20% em EaD, Ensino Hibrido, Práticas Pedagógicas apoiadas em TDIC, Aprendizagem baseada em projetos, Aprendizagem Inovadora.

O professor José Rodrigues discorreu sobre o tema Inovações Pedagógicas: 20% em EaD.

 

 

O professor Carlos Matias apresentou trabalhos referente a Práticas Pedagógicas apoiadas em TDIC.

 

 

O prof. Moacyr Figueiredo discorreu sobre o tema Práticas Pedagógicas apoiadas em TDIC, Aprendizagem baseada em projetos, Aprendizagem Inovadora.

 

 

A segunda mesa redonda contou com a participação dos Professores João Leocadio e Professora Mariana da Cunha Teixeira.

O professor Dr. Leocadio apresentou o uso da plataforma Moodle na disciplina de cinema.

 

 

A professora Dr.ª Mariana Teixeira apresentou o trabalho: o uso da plataforma Moodle na disciplina de Libras Presencial.

 

 

Em seguida a professora Dr.ª Lilian Valle, UERJ, ministrou a palestra: Educação a distância hoje: mitos e desafios da formação humana nas instituições.

 

 

O encerramento da jornada no dia 07 aconteceu com a palestra do Prof. Dr. Carlos Bielschowsky sobre a educação a distância no Rio de Janeiro.

Na foto o professor Celso Costa a esquerda apresenta o Prof. Carlos.

 

 

O segundo dia do evento iniciou com a mesa redonda com o tema: Cursos de Graduação a distância da UFF.

O professor Dr.º Marcelo Correia apresentou o Curso de Licenciatura em Matemática no Consórcio CEDERJ.

 

 

A professora Dr.ª Thaís Kronemberger apresentou o Curso de Administração Pública Semipresencial da UFF em Volta Redonda do Consórcio CEDERJ.

 

 

O prof. Dr. Pedro Heitor Barros apresentou o Curso Tecnológico em Segurança Pública, no Consórcio CEDERJ.

 

 

A segunda mesa redonda foi com o tema Cursos de Pós-Graduação a Distância na UFF. O Prof. Dr. Carlos Mathias apresentou o curso PIGEAD/NTEM.

 

 

A Professora Dr.ª Ana Lúcia Abrahão apresentou o Curso formação de Gestores do Sistema Único de Saúde em Educação a Distância.

 

 

O prof. Dr. Julio Candido de Meirelles Junior apresentou os cursos de Gestão em Administração Pública, Gestão Municipal e Gestão em Saúde, operados pelas coordenações na unidade de Volta Redonda.

 

 

Em seguida o professor Dr. José Aravena da UFJF ministrou a palestra: Três dimensões para as TDICs no Ensino da Graduação Presencial.

 

 

O encerramento do evento aconteceu após a mesa redonda sobre Inovações em Educação: Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Design Instrucional.

As apresentações marcaram o evento com os professores da esquerda para a direita:  Professora Dr.ª Rosa Costa da UFF, Prof. Msc. Edgar Eller Junior da UFF, Prof.ª Dr.ª Cristiane Brasileiro e Prof. Dr. Carlos Mathias da UFF.

 

 

 

CEAD: Coordenadoria de Educação a Distância
Rua Mário dos Santos Braga, s/nº
Centro - Niterói - RJ - BRASIL
CEP: 24.020-140