Cursos

A presente sala virtual destina-se a disciplina "ABORDAGENS MULTIPROFISSIONAIS EM TERAPIA INTENSIVA" sendo parte integrante das atividades teórico pedagógicas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e por esse motivo, o acesso as aulas virtuais fica restrito aos alunos matriculados na disciplina do eixo comum específico em alta complexidade e terapia intensiva. 

Ementa da disciplinaImplementação do cuidado centrado na pessoa (família, comunidades e populações) na Rede de Atenção à Saúde (RAS), de forma inter-profissional, colaborativa e baseada em evidência, com respeito à diversidade (étnico-racial, gênero, orientação sexual, religiosa, capacidade física, etc), objeto das Políticas de Equidade do SUS (PNSIPN, LGBT, etc) e aos direitos humanos, visando a promoção de relações terapêuticas no encontro clínico, a desconstrução de discriminações institucionais no SUS e a restauração da equidade e participação social em saúde.

moodleMoodle - apoio ao ensino presencial e experiencial

cadastre-se em http://www.cead.uff.br/moocs/

(OBS: se quiser acessar como "visitante" use a chave de acesso: Equidade2017)

O acesso como estudante é com a chave especial. É uma disciplina obrigatória do curso de graduação em Enfermagem.

compartilheCompartilhe esta disciplina

O propósito é inspirar um melhor processo ensino-aprendizagem-avaliação sobre o processo do cuidado de saúde com foco nas populações socialmente vulneráveis, de modo a desconstruir as discriminações institucionais no Sistema Único de Saúde (SUS) e propiciar o encontro clínico isento de viéses implícitos. Então compartilhe esta disciplina  com docentes de todos os lugares e instituições, estudantes, representações do controle social, gestores(as), enfim, qualquer pessoa que atue pela consolidação da democracia e dos direitos humanos.

conecte-seConecte-se

Conecte-se com outros aprendizes, debata ideias, discuta sobre os materiais do curso e obtenha ajuda para dominar o processo ensino-aprendizagem-avaliação sobre o processo do cuidado de saúde com foco nas populações socialmente vulneráveis, participando do grupo no Facebook usando a #ForumPermanenteEmSaúdeDasPopulaçõesVulneráveis.

certificadoCrédito acadêmico

Estudantes que desenvolvem os projetos e atividades da disciplina obtêm o reconhecimento pelo seu trabalho e compartilham seu sucesso com amigos(as), colegas e empregadores(as) por meio de eventos científicos e publicações nas redes e periódicos.

**********************************

Profa. Dra. Isabel CruzDECS
Profa. Dra. Isabel Cruz - docente da disciplina, responsável pelo Ambiente Virtual, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra-NESEN (desde 1994)

Prof. Dr. Audrey Vidal

Prof. Dr. Audrey Vidal, docente da disciplina

moodleEnsino com Moodle

chave de acesso: Moodle2017

É um curso gratuito, autoinstrucional, com base no Learn Moodle. Ele é dirigido para que quer usar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o ensino. Este curso pode lhe inspirar a melhores práticas para o processo ensino-aprendizagem-avaliação centrado no(a) aluno(a).

compartilheCompartilhe este curso

O propósito é inspirar um melhor processo ensino-aprendizagem-avaliação, então compartilhe este curso com docentes de todos os lugares e instituições.

conecte-seConecte-se

Conecte-se com outros aprendizes, debata ideias, discuta sobre os materiais do curso e obtenha ajuda para dominar o processo ensino-aprendizagem-avaliação com Moodle.Participe do grupo no Facebook usando a #EnsinoComMoodle.

certificadoCertificado

Obtenha reconhecimento pelo seu trabalho e compartilhe seu sucesso com amigos(as), colegas e empregadores(as).

**********************************

Profa. Dra. Isabel CruzMoodle e o ensino  
Profa. Dra. Isabel Cruz - responsável por este curso, especialista em Moodle e inter-ação educacional online

Módulo sobre a educação do(a) paciente.

Ao final do curso, em nível de especialização,

a(o) enfermeira(o) deverá ser capaz de avaliar, diagnosticar, prescrever e evoluir o cliente (adulto/idoso ou cardiológico) de alta complexidade e sua família sob terapia intensiva, com base em evidência científica e no contexto do cuidado interdisciplinar e colaborativo centrado na pessoa.

Cadastre-se e acesse com "chave": Parto2016

meta 5

 

Cadastre-se e acesse com a "chave": EnsClin2016

Ementa da Disciplina: Ciência e política e o mito da neutralidade. Métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa. Etapas da pesquisa: da concepção à elaboração do relatório final. Modalidades de coleta e exame de dados. Produção e consumo de indicadores sociais. Pesquisa e ética. A pesquisa ativista: pressupostos e procedimentos. Pesquisa e diferentes expressões da advocacy. Estudos de casos: advocacy de mulheres, advocacy queer, advocacy negra.

Visite com a "chave" Negra2017